A startup Bright Cities, a pedido da CNN Brasil, fez o levantamento de quantos leitos de UTI os hospitais públicos e privados em todo o Brasil abriram durante a pandemia: um total 21.401, dedicados exclusivamente para atendimento de pacientes com Covid, o que dá 1 para cada 10 mil habitantes.
UTI COVID
A Veja Saúde publicou em abril de 2021 o perfil do brasileiro que precisou ficar internado em UTI do SUS por causa do Covid-19. A pesquisa feita pelo PROADI-SUS durante um ano incluiu 3.034 pacientes e observou que 46,2% deles foram a óbito, sendo que 36,3% morreram na UTI.
A alta demanda de leitos fez com que o setor hospitalar precisasse se reinventar. Com o grande número de pacientes em leitos de UTI, fazendo uso de ventilação mecânica (VM), os profissionais de saúde e os hospitais vêm precisando de um apoio extra.
O manejo da VM, por si só, já gera um certo receio entre os profissionais de saúde. Diversos parâmetros a serem monitorados, máquinas obsoletas com muitos botões e situações inerentes ao paciente, como comorbidades, são alguns dos fatores que preocupam a equipe de atendimento. Por isso houve – e ainda há – a necessidade de investir em equipamentos mais modernos, que ajudem na gestão do paciente e diminuam os índices de insucessos no tratamento.
E os monitores multiparamétricos têm sido indispensáveis na luta contra a COVID-19. Os pacientes em UTI precisam de constante monitoramento dos sinais vitais.
Monitores multiparamétrico
Os monitores multiparamétrico acompanham, em tempo real, os sinais vitais do paciente, com medições precisas que permitem o acompanhamento e a evolução do quadro clínico com dados quantitativos. Os monitores ainda emitem notificações audíveis e visuais quando o paciente atinge índices de anormalidade, levando a um atendimento eficaz e imediato.
De acordo com o sistema de triagem de Manchester, os parâmetros de normalidade para cada um dos principais sinais vitais a serem monitorados em um indivíduo adulto são:
- Temperatura corporal: de 35º C a 37,4º C é considerado afebril;
- Frequência cardíaca: 60 e 100 bpm acordado e 50 a 90 bpm em repouso;
- Pressão arterial Sistólica: entre 100 e 140 mmHg e diastólica entre 60 e 90 mmHg;
- Saturação de oxigênio sanguínea: acima de 92;
- Respiração: 12 a 20 mrpm.
Monitores multiparamétricos GE linha Carescape
Os monitores multiparamétricos da GE HealthCare são os melhores modelos no mercado. Seu design simples e moderno permite um manuseio fácil, uma leitura de dados precisa e requer pouco treinamento da equipe para a sua utilização. Os alarmes sonoros são ajustáveis, é fácil de transportar por ser compacto e leve, e permite visualização centralizada e gerenciamento de alarme remoto com visualização leito a leito. É compatível com outros componentes já existentes da GE, flexível e intuitivo.
Alguns dos parâmetros avaliados são: ECG, pressão não invasiva, pressão invasiva, temperatura, O2, CO2 e SpO2 e entre muitos outros.
A Brakko tem os monitores multiparamétricos GE HealthCare Carescape B450X, B650X e B850X. Converse com os nossos representantes. Eles prestam um atendimento individualizado, oferecendo os preços mais competitivos do mercado e com orientações guiadas sobre o modelo mais adequado para a sua demanda.