Os cuidados com equipamentos em Home Care

A casa dos pacientes com indicação de cuidados home care recebe todo o mobiliário e a infraestrutura de equipamentos hospitalares para dar continuidade ao tratamento em seu domicílio. Geralmente, esses equipamentos são fornecidos pela empresa responsável pela prestação do serviço de assistência, e os aparelhos são terceirizados de fornecedores contratados pela empresa de home care.

No entanto, acontece das empresas não monitorarem se os equipamentos estão aptos e em perfeitas condições de uso, mesmo que estejam funcionando.

Vamos falar sobre os cuidados que os equipamentos de home care precisam ter.

Equipamentos de Home Care no Brasil

Os equipamentos hospitalares mais utilizados para o home care são:

  • aparelhos de terapia respiratória – como ventiladores mecânicos e bipap;
  • aparelhos de oxigenoterapia – concentradores de oxigênio;
  • aparelhos de nutrição enteral – bombas de infusão e outros;
  • vias aéreas – nebulizadores, aspiradores, etc;
  • mobiliário hospitalar – camas, cadeira de rodas, cadeira higiênica, entre outros e
  • outros equipamentos para monitoramento de sinais vitais – como os de suporte à vida.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão regulador da utilização de equipamentos médico-hospitalares, estabelecendo os parâmetros e requisitos que a indústria precisa seguir para que o equipamento esteja em condições de uso e comercialização. 

Cuidados com equipamentos de Home Care

Todo equipamento hospitalar deve ter registro, e o registro deve estar dentro da validade. Caso contrário, ele não pode ser utilizado para fins assistenciais. Além disso, o manual deve sempre acompanhar os equipamentos, pois é nele que se encontram as especificações, condições de uso, instruções sobre manutenções preventivas, higienização e calibração das funcionalidades. Na hipótese do manual não estar disponível, é papel do fornecedor prestar as devidas informações.

Equipamentos e cuidados

Veja a seguir alguns equipamentos e cuidados específicos que precisam ser atendidos:

Concentradores de oxigênio

Os filtros de entrada de ar devem ser trocados anualmente ou com intervalo menor, devendo ser observado o nível de sujidade.

Ventiladores Mecânicos

Não são apenas os filtros que precisam ser trocados. As espumas para filtragem bacteriana também. Elas precisam ser trocadas a cada novo paciente, ou anualmente (lembrando que quando há alto nível de sujidade, o prazo reduz. Além disso, calibrações são necessárias, de acordo com o previsto no manual, ou anualmente.

Bombas de Infusão

Têm de ser calibradas anualmente (ou em tempo menor, caso as especificidades do aparelho demandem). A calibração garante que os equipamentos funcionem dentro das margens de erro estabelecidas no manual, o que torna o aparelho seguro para uso e eficaz.

Glicosímetros

Os aparelhos para medição de glicemia capilar devem ser testados semanalmente, para assegurar que os resultados sejam acurados. A maioria dos equipamentos têm substâncias próprias para teste, e devem ser obtidas com o fornecedor do equipamento.

Demais equipamentos

Todo equipamento precisa ser corretamente higienizado com a substância apropriada. Quando houver a possibilidade, deve ser esterilizado. Afinal de contas, os equipamentos de home care são instalados nas casas de diversos pacientes. Seguir todos os passos do protocolo de limpeza e assepsia é parte do cuidado com a vida e o bem-estar do paciente.

Passo a passo para os cuidados com os equipamentos Home Care

Os equipamentos recebidos para o tratamento do paciente devem vir com etiquetas que informem a data da última higienização, da troca dos filtros, data e validade da calibração, entre outros dados. Os equipamentos de pequeno porte precisam estar lacrados, com a informação externa da higienização.

Como a recomendação para a troca de filtros de ventiladores mecânicos é a cada nova instalação/paciente, o ideal é que os filtros sejam instalados na casa do paciente, sob o acompanhamento da equipe de saúde/cuidador.

Na falta do manual de instruções, o fornecedor deve enviar junto com o equipamento uma cópia dos termos de calibração e dos procedimentos operacionais de higienização.

Os concentradores de oxigênio devem chegar com selo de segurança contendo a data da última troca, lacrando o vão da porta de entrada do filtro.

Sendo observados esses cuidados, os equipamentos terão uma longa vida útil, e os pacientes obterão sucesso no tratamento home care.