Filtros para a ventilação mecânica

Home / Blog / Filtros para a ventilação mecânica

Filtros para a ventilação mecânica

Há três tipos de filtros: HME, mecânico e eletrostático. Explicaremos cada um deles de forma simplificada:

Filtro HME

HME é a sigla para Heat and Moisture Exchanger, em português trocador de calor e umidade.

Geralmente funciona como um “nariz artificial”, um umidificador passivo. Ele capta o calor e a umidade expirados e utiliza para aquecer e umidificar a inspiração seguinte. A maioria dos filtros HMEs não acrescenta calor ou água ao sistema. Um HME típico é um umidificador passivo porque capta o calor e a umidade do gás expirado e devolve até 70% ao paciente na próxima inspiração.

Há três tipos de filtros HME: Hidrofóbico, Higroscópico e Misto (hidrofóbico e higroscópico).

Conheça alguns dos nossos equipamentos utilizados nos melhores centros de referências do país e do mundo. 

HME Hidrofóbico

Possui pregas de um elemento de fibra de cerâmica, que repele água com uma grande área de superfície e baixa condutividade. Ao invés de absorver a água, impede a sua passagem para o meio externo. O gás inspirado é umidificado e aquecido com a água retida durante a expiração na superfície interna.Sua área de superfície é aumentada por várias pregas e apresentam maior volume interno e maior resistência. 

HME Higroscópico

É constituída de camadas de material com baixa condutividade térmica (papel ou espuma), que podem ser impregnados ou não com sais higroscópicos – cloreto de cálcio ou lítio. À medida que o paciente exala ar quente e úmido, a membrana captura calor e umidade em forma de condensação. Quando o paciente inala, o HME devolve calor e a umidade do gás inspirado à medida que a condensação se evapora para formar gás de água.

HME Misto (membrana hidrofóbica e higroscópica)

Nesse filtro, após a membrana higroscópica, há uma membrana filtrante eletrostática  totalmente hidrofóbica. Ou seja, por ser um método passivo há baixa probabilidade de produção de condensados, e a adição da membrana hidrofóbica elimina a probabilidade da passagem de condensado para o circuito. É muito útil na prevenção de infecções nosocomiais.

Filtro Mecânico (HEPA)

HEPA é a sigla para High Efficiency Particulate Air, que são os filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas. 

Conheça alguns dos nossos equipamentos utilizados nos melhores centros de referências do país e do mundo. 

A filtração mecânica típica utiliza um material de camada de fibras orientadas ao acaso e sem diâmetro controlado. Os filtros capturam e retêm essas partículas de três formas mecânicas diferentes:

Interceptação direta

Partículas maiores que 1 µM: O método primário de filtração, onde o filtro se carrega de partículas em sua superfície e é rapidamente obstruído, aumentando assim a resistência do fluxo de gás. Se uma partícula se coloca em contato com uma fibra, sua possibilidade de mudar o curso pode estar limitada devido a sua massa e inércia do gás.

Impacto de inércia

Partículas menores que 1 e maiores do 0,3 µM: Devido à sua massa, as partículas ficam presas em partes mais profundas do filtro e seguem um caminho que as colocam em contato com as fibras do meio do filtro. O fluxo de ar ao redor é menor que o raio da partícula que causa sua captura.

Interceptação difusional

Partículas menores que 0,3 µM: Essas partículas se movem de forma errática, o que causa choque com  as fibras. A difusão é o mecanismo de filtragem de ar mais difícil de imaginar ou explicar. Partículas muito  pequenas entram em contato com fibras devido a efeitos de difusão.

Filtro Eletrostático

O material do filtro consiste em uma malha de fibras hidrofóbicas de polipropileno, chamada Electret Split Fibers. A membrana passa por um campo de energia elétrica durante a fabricação. Com os mesmos métodos da filtração mecânica, os filtros eletrostáticos usam diferentes mecanismos para capturar ou reter partículas. Possui grande capacidade para reter partículas e microrganismos, enquanto oferece uma baixa resistência ao fluxo de ar.

A escolha do filtro para o ventilador mecânico é sempre importante, mas durante a pandemia da COVID-19 se tornou um fator ainda mais crucial. Devem ser levadas em consideração as especificações técnicas dos diferentes filtros, assim como a eficácia contra a transmissão viral. 

Para evitar a contaminação cruzada, as partículas virais exaladas precisam contidas. Os filtros de alta performance nos ramos inspiratório e expiratório do ventilador mecânico são a maneira de contenção dessas partículas.

Conheça alguns dos nossos equipamentos utilizados nos melhores centros de referências do país e do mundo.