Filtro Mecânico versus Filtro Eletrostático

Falamos sobre os diferentes tipos de filtros para ventiladores mecânicos aqui, e agora vamos analisar as diferenças entre os filtros mecânicos e eletrostáticos.

O que ambos têm em comum é que utilizam os mesmos métodos de filtração, e a filtragem é medida pelo tamanho do poro versus sua eficiência de filtração.

Veja a seguir os diferenciais de cada filtragem.

Filtração Mecânica

A filtração mecânica precisa de grandes quantidades de elementos filtrantes para manter uma baixa resistência ao fluxo, logo necessita de envases maiores.

Ela opera em baixas condições de alta umidade. A resistência aumenta um pouco com o tempo quando se compara com o eletrostático.

São filtros de alta performance, com fibras de vidro ou cerâmica, altamente entrelaçadas e orientadas ao acaso.

Filtração Eletrostática

A filtração eletrostática foi desenhada especialmente para gerar pouca resistência ao fluxo de ar e para obter boa capacidade de filtração.

As fibras são hidrofóbicas – resistentes à água, mas não permitem que o vapor de  água passe através delas, entrelaçadas orientadas ao acaso e de polipropileno. Formam uma camada compacta e apresentam boa performance.

Alguns microrganismos, naturalmente carregados com cargas positivas ou negativas, são atraídos pelas cargas opostas das fibras do filtro, aderindo-se de forma permanente à superfície da fibra.

No entanto, há microrganismos neutros. Esses são polarizados pelo campo eletrostático forte da membrana e passam a ser bipolos, aderindo-se, assim, à  fibra por suas cargas opostas.

Os filtros eletrostáticos têm uma grande capacidade para reter partículas e microrganismos e ao mesmo tempo oferecem baixa resistência ao fluxo de ar.

A AMIB, Associação de Medicina Intensiva Brasileira, estabeleceu diversos parâmetros para o combate da COVID-19 pela medicina intensiva, entre eles a checagem dos filtros expiratórios dos ventiladores mecânicos em uso, e caso não sejam adequados ou estejam vencidos, substituí-los por um filtro HEPA, HMEF ou HME, considerando que o HME ou HMEF têm indicação de troca a cada 24 horas e o HEPA a cada 48 horas.

Conheça alguns dos nossos equipamentos utilizados nos melhores centros de referências do país e do mundo.