Dia Nacional do Combate ao Fumo

Dia Nacional do Combate ao Fumo

Dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Em 1986, quando foi criada, a data marca o tabagismo como um problema de saúde coletiva, e desde então vem trabalhando nas ações de conscientização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo fumo. 

Cada ano tem um tema, e o de 2021 é A Melhor Escolha é não fumar.

A Melhor Escolha é Não Fumar

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), desenvolveu uma cartilha sobre as abordagens na cessação do tabagismo, um material precioso para todos os profissionais de saúde.

O foco da campanha são crianças, adolescentes e jovens adultos, pois eles são o público alvo da indústria tabagista, que precisa de novos consumidores, já que o consumo de tabaco mata mais da metade dos usuários.

Doenças associadas ao fumo

No Brasil, a cada ano, estima-se que 157 mil pessoas morram precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. 

O tabagismo em si só já é uma doença – dependência de nicotina. Cerca de 50 outras enfermidades estão associadas ao consumo regular de tabaco, como:

  • Câncer – pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia, etc;
  • demais doenças do aparelho respiratório – enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, infecções respiratórias;
  • doenças cardiovasculares – angina, infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, aneurismas, acidente vascular cerebral, tromboses
  • úlcera do aparelho digestivo; 
  • osteoporose; 
  • catarata; 
  • impotência sexual no homem; 
  • infertilidade na mulher; 
  • menopausa precoce e 
  • complicações na gravidez.

Enfisema pulmonar

Enfisema pulmonar é uma doença degenerativa grave, cuja causa mais frequente é o fumo e o tabagismo passivo. Ele geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão, devido ao cigarro e outras toxinas no ar. A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é uma doença muito associada ao enfisema, e se caracteriza pela obstrução da passagem do ar pelos pulmões.

Enfisema pulmonar – prevenção

Não fumar é a maior prevenção ao enfisema. Evitar o fumo passivo, fumos industriais e exposição prolongada à poluição do ar são passos secundários.

Enfisema pulmonar – sintomas

A falta de ar, de fôlego ou sensação de não estar respirando direito é o principal sintoma do enfisema. Inicialmente, a falta de ar se apresenta durante uma atividade que demande esforço, mas com o tempo, e a progressão da doença, o paciente sente falta de ar o tempo todo.

Tosse com expectoração, respiração difícil e produção constante de muco são outros sintomas comuns. Na fase mais avançada, podem ser observados baixa quantidade de oxigênio no sangue, falta de ar em repouso, fraqueza muscular generalizada e desnutrição.

Enfisema pulmonar – tratamento

O passo mais importante é parar de fumar. Se as obstruções de fluxo de ar ainda são leves ou moderadas, a falta de ar incapacitante é reduzida, mas parar de fumar em qualquer estágio é indispensável. Evitar exposição a poluentes no ar também é uma via de tratamento.

Para tratar os sintomas, é uma combinação de remédios broncodilatadores, anti-inflamatórios corticosteróides, reabilitação pulmonar, cirurgia de redução dos pulmões e exercícios físicos rotineiros.

O transplante de pulmão é um procedimento pouco indicado, pois devido aos riscos é viável apenas para um pequeno grupo de pacientes.

Ventilação Mecânica e doenças causadas pelo fumo

Estima-se que 5,5 milhões de pessoas sejam acometidas por DPOC no Brasil, e 52 milhões no mundo inteiro. Por isso, vários estudos tratam da ventilação mecânica nas doenças associadas ao tabagismo, principalmente DPOC.

Em 2007, o Jornal Brasileiro de Pneumologia publicou o III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica, versando sobre a ventilação mecânica na DPOC descompensada, indicações, objetivos, ajustes, desmames e demais orientações.

Essa pesquisa fala da ventilação mecânica protetora no paciente com DPOC.

Mas o que é a ventilação mecânica?

Ventilação Mecânica: o que é e como funciona

A ventilação mecânica é o uso de uma máquina para auxiliar a entrada e a saída de ar nos pulmões. A palavra “ventilador” é usada, pois o que o aparelho faz é a ventilação do paciente hospitalizado, a administração da entrada e saída de gases do pulmão. 

Ela pode ser feita de diferentes maneiras. Na maioria dos casos, tubos plásticos, ligados ao ventilador, são inseridos na traqueia pela boca ou nariz. Se houver necessidade de ventilação mecânica por um tempo maior, um tubo pode ser inserido diretamente na traqueia via traqueostomia – uma pequena incisão na parte frontal do pescoço. O ventilador “empurra” ar para dentro dos pulmões, ele faz a inspiração. Já a expiração é realizada passivamente, pois o pulmão e a parede torácica tendem a relaxar.

Filtros para ventilador mecânico

O filtro para ventilador mecânico é essencial para o funcionamento perfeito do equipamento.

Há três tipos de filtros: HME, mecânico e eletrostático.

  • HME (Heat and Moisture Exchanger) é o trocador de calor e umidade. Funciona como um “nariz artificial”, um umidificador passivo. Ele capta o calor e a umidade expirados e utiliza para aquecer e umidificar a inspiração seguinte. Há três tipos de filtros HME: Hidrofóbico, Higroscópico e Misto.
  • Mecânico ou HEPA (High Efficiency Particulate Air) é o filtro com alta eficiência na separação de partículas. Ela utiliza um material de camada de fibras orientadas ao acaso e sem diâmetro controlado. Os filtros capturam e retêm essas partículas de três formas mecânicas  diferentes: por interceptação direta, difusional ou impacto de inércia.
  • Eletrostático, cujo material consiste em uma malha de fibras hidrofóbicas de polipropileno, chamada Electret Split Fibers. A membrana passa por um campo de energia elétrica durante a fabricação e utiliza os mesmos métodos da filtração mecânica. Possui grande capacidade para reter partículas e microrganismos, enquanto oferece uma baixa resistência ao fluxo de ar.

A escolha do filtro para o ventilador mecânico é sempre importante, logo é preciso estar atento às especificações técnicas dos filtros, aos prazos de troca e à eficácia contra a transmissão viral, para evitar contaminação cruzada.

Opte por filtros de alta performance nos ramos inspiratório e expiratório do ventilador mecânico. Procure os vendedores Brakko ou compre diretamente na nossa loja online.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para toda a população que queira parar de fumar. Busque uma unidade próxima à sua residência e se informe sobre o tratamento ou entre em contato com o Disque Saúde ligando para 136.