Detector Fetal

Detector Fetal

Importante ferramenta de acompanhamento do pré-natal, o detector fetal é o “melhor amigo” da gestante. Afinal, é com ele que a futura mamãe consegue ouvir o coração do bebê ainda dentro da barriga.

Saiba o que é, para que serve e como usar um detector fetal lendo o texto abaixo.

Detector Fetal: o que é?

O detector fetal é um aparelho ultrassônico não invasivo, usado para captar os batimentos cardíacos do feto no ventre da gestante. Utilizando o sistema doppler, ele possui um transdutor que permite a transmissão de ondas ultrassônicas de baixa intensidade. Essas ondas refletem nos movimentos sanguíneos ou cardíacos de artérias e veias e são captadas pelo equipamento. Os movimentos são convertidos em sinais sonoros amplificados e podem ser ouvidos através dos alto-falantes.

Com o detector fetal, é possível fazer o diagnóstico de uma gravidez múltipla entre a 10ª e 12ª semana de gestação. Na 24ª semana, ele consegue localizar a placenta e o cordão umbilical. 

Detector Fetal: como usar?

Para preparar o detector fetal, o operador deverá seguir as instruções do manual. Depois de conectar o transdutor ao aparelho, ligue o monitor e observe as indicações de frequência cardíaca na tela por 30 segundos, enquanto nenhuma entrada de sinal é aplicada à superfície do transdutor. A exibição intermitente de frequências cardíacas aleatórias é aceitável. No entanto, se houver uma exibição constante de uma frequência cardíaca com duração superior a 5 segundos, isso é uma indicação de que há uma fonte de interferência eletromagnética nas proximidades. Estando o aparelho instalado em local apropriado, o exame pode ser realizado. Com a gestante deitada de barriga para cima, aplica-se o gel de ultrassom na barriga da paciente. O operador do detector fetal irá usar o transdutor para espalhar o gel durante o procedimento. O movimento do transdutor sobre o gel é que capta os movimentos sanguíneos. Os batimentos cardíacos podem ser ouvidos nos auto-falantes do monitor, e os dados são exibidos no painel de LCD.

Após o exame, o equipamento deve ser higienizado e esterilizado.

Detector Fetal: para que serve?

O detector fetal é o exame que detecta os batimentos cardíacos do feto a partir da 10ª semana de gestação. Ele pode ser usado para avaliar o ritmo cardíaco fetal não apenas durante a gestação, mas também na hora do parto. Também pode ser usado para:

  • Arritmias fetais, tais como taquicardia fetal e bradicardia fetal;
  • Viabilidade fetal em gravidez prematura;
  • Vida fetal durante a ameaça de aborto;
  • Gravidez múltipla, entre a 10ª e a 12ª semana;
  • Placenta prévia, entre a 24ª e a 26ª semana;
  • O fluxo do cordão umbilical, entre a 24ª e a 26ª semana.

Detector Fetal de Mesa BT-250

O detector fetal de mesa BT-250 é um moderno doppler fetal, com display LCD colorido e design ergonômico. Opera com excelente performance, grande sensibilidade e autonomia de uso, permitindo armazenar até 4 horas de gravação contínua (em média, 100 exames).

Registra a frequência cardíaca gemelar e oferece suporte multi-linguístico, com uso intuitivo e prático. Funciona pelo princípio Doppler de ultrassonografia, que detecta movimentos e fluxos em frequências próximas de 2 MHz, fazendo a amplificação  sonora eletronicamente, transmite o som do coração fetal através de um alto-falante embutido e exibe as informações continuamente no painel de LCD em valores numéricos e gráficos independentes.

É composto por um monitor de ultrassom para medir FHR (Fetal Heart Rate – Frequência Cardíaca Fetal), uma sonda Doppler, um cabo de energia, um adaptador de energia, o gel de ultrassom e o manual de operação em português.

O detector fetal de mesa é uma grande aquisição para o ambulatório de obstetrícia. Entre em contato com os vendedores Brakko e saiba como adquirir um.