Dia Mundial da Segurança do Paciente

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o dia 17 de setembro como o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Os objetivos dessa data são aumentar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar o engajamento público na segurança dos cuidados de saúde e promover ações globais para prevenir e reduzir os danos evitáveis ​​nos cuidados de saúde. O tema desse ano é o cuidado materno e neonatal seguro, com o slogan “Aja agora para um parto seguro e respeitoso”.

Aja agora para um parto seguro e respeitoso

As gestantes e os recém-nascidos estão constantemente expostos a cuidados negligentes, então o foco do Dia Mundial da Segurança do Paciente deste ano é destacar a necessidade de priorizar e abordar a segurança nos cuidados com a saúde da mulher e do bebê durante todo o período neonatal, mas com atenção especial para a hora do parto, que é quando os pacientes estão mais expostos aos danos e negligências.

Como melhorar a segurança do paciente?

Toda a comunidade pode agir para melhorar a segurança do paciente. A campanha é destinada a pacientes, profissionais de saúde, políticos e legisladores, pesquisadores, redes profissionais, hospitais e clínicas, públicos ou privados.

Pacientes e o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Enquanto paciente, você pode se envolver ativamente no seu próprio cuidado, fazer perguntas aos profissionais que te atendam, fornecer informações precisas sobre seu histórico de saúde, procurar atendimento médico a tempo e não se automedicar.

Profissionais de saúde e o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Enquanto profissional de saúde ou líder de serviços de saúde, faça o possível para envolver os pacientes como parceiros em seus próprios cuidados, trabalhando coletivamente pela segurança do paciente. Estabeleça uma boa comunicação com a equipe multidisciplinar. Invista no desenvolvimento profissional contínuo e crie uma cultura de segurança aberta e transparente.

Legisladores e o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Os vereadores, deputados e senadores, políticos responsáveis pelas normas e leis no nosso país, também têm poder de ação sobre a segurança do paciente. Inclusive, investir na segurança do paciente resulta em economia financeira, pois reduz custos públicos com os danos evitáveis. Esse investimento salva vidas e gera confiança, pois a segurança do paciente é uma prioridade nacional de saúde, e deve ser tratada como tal.

Pesquisadores e o Dia Mundial da Segurança do Paciente

A pesquisa é um importante fator na segurança do paciente, e deve ser incentivada. Portanto, gere evidências para melhorar a segurança do paciente, incentive a pesquisa sobre esse assunto específico e incorpore a segurança do paciente em currículos e cursos.

Hospitais e o Dia Mundial da Segurança do Paciente

Se numa ponta do tratamento, temos os pacientes, na outra temos os hospitais e clínicas. A gestão hospitalar precisa ser totalmente voltada para a segurança do paciente, seja promovendo a segurança do paciente para alcançar a cobertura universal de saúde, ou oferecendo oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para a segurança do paciente. 

Erros durante procedimentos cirúrgicos são a maior causa de insegurança do paciente, seguido por erro de medicação.

Estima-se que cerca de 42,7 milhões de pacientes sejam acometidos por danos evitáveis durante o período de internação hospitalar, provocados por procedimentos inadequados e/ou ineficazes de cuidados de saúde.

E esses danos são onerosos aos hospitais. Só com erro de medicação, a OMS estima um custo de US$42 bilhões anuais no mundo.

Por isso, o investimento é a melhor política. Tanto na qualificação dos profissionais de saúde, quanto nos equipamentos. 

A Brakko e a segurança do paciente

Com produtos modernos, a Brakko se sente responsável pela segurança do paciente. Os aparelhos de centro cirúrgico são altamente tecnológicos e fáceis de usar, além de serem de manutenção simples. O mobiliário é focado na segurança do paciente e na redução dos riscos. A Brakko trabalha com as melhores marcas do mercado, levando equipamentos, suprimentos e mobiliários que sejam simples de usar, tragam segurança, conforto e bem estar ao paciente e reduzam os riscos de danos evitáveis e custos hospitalares.

Os produtos semi novos oferecem a mesma qualidade com preços mais vantajosos.

Comprar na Brakko é investir na segurança do paciente.