Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia x por via convencional

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia x por via convencional

A cirurgia bariátrica é indicada para o tratamento da obesidade e suas comorbidades, para os pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea)  ≥ 40kg/m² ou em pacientes com IMC ≥ 35kg/m² associado a comorbidades (doença cardiovascular, hipertensão arterial de difícil controle, diabetes mellitus de difícil controle, apneia do sono e doença articular degenerativa, por exemplo). Deve ser indicado também após falha no tratamento conservador – mudança de hábitos, adesão à dieta prescrita por profissional qualificado, atividade física, farmacoterapia e acompanhamento psicológico – por pelo menos dois anos.

A cirurgia pode ser aberta ou por videolaparoscopia, menos invasiva e mais confortável para o paciente.

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia ou via convencional?

A operação realizada no paciente é basicamente a mesma, o que muda é a via de acesso. Por via convencional, chamamos de cirurgia aberta. Por videolaparoscopia, é chamada de cirurgia fechada. 

A cirurgia aberta acontece por laparotomia, que é quando abrem a cavidade abdominal. A cirurgia fechada, ou cirurgia laparoscópica, é quando o procedimento acontece quando os instrumentos entram em pequenos orifícios, e dentro da barriga, fazem o mesmo procedimento. Todo o procedimento dentro da barriga é basicamente o mesmo. O que muda é apenas o acesso.

As vantagens da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia

O cirurgião Thomas Szego, ex-presidente da SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), afirmou que a cirurgia por videolaparoscopia tem mais vantagens quando comparada com a cirurgia aberta. “Como é que eu vou sentir e conseguir controlar problemas, complicações ou acidentes? À medida que se treina por videolaparoscopia nós conseguimos um acesso mais seguro à cavidade, por via de regra temos acesso mais fácil, com uma visão muito melhor”. Ele ainda acrescentou quanto à segurança do procedimento: “O grande obeso tem pouca dor no pós operatório, então essa questão da dor, no começo, nos deixou na dúvida. Hoje operamos pacientes menores e sentimos essa diferença, mas a grande diferença é a segurança do ato cirúrgico. Para quem está treinado em laparoscopia é muito mais claro o campo cirúrgico e o domínio do cirurgião é muito maior”.

O cirurgião Marco Aurélio Santo, professor e diretor da Unidade de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, citou mais benefícios da cirurgia fechada: “O que houve de melhora da hemostasia [sangramento] com a cirurgia laparoscópica é um incremento magistral e também tem o avanço dos grampeadores que melhoraram muito na laparoscopia se comparado com a cirurgia aberta”.

Além disso, há mais vantagens inegáveis. Na cirurgia fechada, o tempo maior de recuperação pós cirúrgico é bem menor, assim como o tempo de internação e a dor.

Na cirurgia aberta, se o paciente apresentasse algum tipo de complicação, teria que voltar ao centro cirúrgico para reabrir. Na bariátrica fechada, a qualquer suspeita de problema é só fazer uma nova laparoscopia”. 

A hérnia incisional, por exemplo, é muito mais frequente na cirurgia aberta e muito rara na laparoscópica.

Equipamento para a cirurgia por videolaparoscopia

Tão importante quanto escolher uma equipe competente e que passe confiança ao paciente, é usar equipamentos de qualidade para fazer o procedimento.

A Brakko trabalha com a torre de vídeos Stryker. A Stryker Endoscopy é líder de tecnologia em cirurgia minimamente invasiva, e oferece soluções inovadoras de imagem e instrumentação de acompanhamento, que atuam como a base para uma opção multi-especializada que permite o melhor atendimento ao paciente. 

A torre de vídeo tem ativação por voz, imagem de infravermelho e uma plataforma de vídeo de alta definição de quarta geração com a primeira tecnologia sem fio no mercado. 

Com monitores de tela LED Full HD / 4k, transmissor e receptor sem fio HD, câmera CMOS Full HD/ 4k, fonte de luz com LED, sistema de gestão de informações inovador e totalmente intuitivo e uma impressora digital de uso médico com qualidade, durabilidade e reprodução das cores inigualáveis, você monta o centro cirúrgico perfeito. Tudo isso com a garantia e expertise de 30 anos de inovação tecnológica da Stryker, e com os preços competitivos e excelência de serviço da Brakko.

Na Brakko você encontra todas as soluções, basta entrar em contato com um dos nossos representantes.