A importância da prevenção de PAV – Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

A PAV (pneumonia associada à ventilação mecânica) é uma patologia bastante comum, que apresenta uma alta taxa de mortalidade em pacientes intubados internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A PAV pode ser prevenida adotando alguns cuidados específicos. Logo abaixo veremos mais informações sobre o que é a PAV e como preveni-la, para melhorar o prognóstico do paciente.

Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica

A pneumonia associada à ventilação mecânica é uma infecção pulmonar que se desenvolve no paciente em uso de ventilador mecânico. Ela é decorrente da entrada de germes no tubo e nos pulmões do paciente. Costuma surgir no segundo ou terceiro dia de intubação endotraqueal com ventilação mecânica invasiva.

A incidência da PAV nas UTIs brasileiras varia de 23% a 50%. Na Europa, é a infecção mais frequente, e a segunda maior nos Estados Unidos.

Fatores de risco para a PAV

Alguns dos principais fatores de risco para a PAV são:

  • tempo de permanência hospitalar – quanto maior à exposição ao ventilador, maiores os riscos;
  • necessidade de reintubação;
  • idade avançada – os pacientes mais idosos são mais suscetíveis ao contágio;
  • tabagismo;
  • presença de doença cardiovascular (hipertensão, doença coronariana, cardiopatia congênita, etc);
  • traqueostomia;
  • procedimento de aspiração aberta;
  • presença de sonda gástrica.

A PAV agrava o prognóstico do paciente, aumenta a incidência de complicações, o tempo de internação em UTI e os custos do tratamento, tanto para o paciente quanto para o hospital.

Tubo Endotraqueal e a PAV

O tubo endotraqueal facilita a colonização bacteriana da árvore traqueobrônquica e requer aspiração da secreção contaminada pela diminuição do reflexo de tosse, acúmulo de secreção acima do balonete (cuff) e a própria contaminação do tubo. O cuidado com o tubo e com a higiene bucal do paciente podem evitar o aparecimento de doenças sistêmicas.

Como prevenir a PAV?

O Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente publicou em 2012 uma lista das 12 medidas de prevenção da PAV. São elas:

  1. Todos os profissionais de saúde devem higienizar as mãos seguindo a técnica correta;
  2. Manter paciente em decúbito elevado (30-45 graus);
  3. Adequar diariamente o nível de sedação e realizar teste de respiração espontânea;
  4. Aspirar a secreção subglótica rotineiramente;
  5. Realizar a higiene oral do paciente com antissépticos;
  6. Fazer uso criterioso de bloqueadores neuromusculares;
  7. Dar preferência por utilizar ventilação mecânica não-invasiva;
  8. Atentar para os períodos de troca do circuito do ventilador;
  9. Observar a indicação e os cuidados com os umidificadores e sistemas de aspiração;
  10. Evitar extubação não programada (acidental) e reintubação do paciente;
  11. Monitorizar a pressão do cuff do tubo;
  12. Dar preferência à intubação orotraqueal.

Tubos TapeGuard EVAC

A Medtronic, líder global em tecnologia, serviços e soluções médicas, possui tubos endotraqueais com aspiração subglótica. O TapeGuard EVAC é um modelo com lúmen incorporado à sua parede externa, possibilitando a aspiração de secreções acima do cuff, o que demonstrou reduzir a PAV em uma média de 50%, em vários estudos na última década.

Projetado com um cuff em formato cônico, o TaperGuard EVAC oferece uma selagem mais eficaz da traqueia do paciente durante as intubações, reduzindo a ocorrência de microaspiração em torno de 90%.

Cuff TaperGuard

O cuff (ou balonete) dos tubos TapeGuard possuem recursos que podem ajudar a reduzir o impacto traqueal da intubação. O design exclusivo do cuff em forma de cone oferece menor área de contato com a via aérea do paciente, quando comparado aos tradicionais cuffs em forma de barril. Além disso, ele exerce 29% menos pressão na traqueia e reduz a microaspiração em até 90% em comparação ao cuff Hi-Lo.

O lúmen externo para aspiração subglótica e orifício supracuff possibilitam uma aspiração segura da área acima do cuff.

Investir nos tubos TapeGuard com lúmen EVAC é investir em qualidade e segurança, na qualidade do atendimento do paciente e na redução de custos com tratamentos.

A Brakko oferece os melhores preços para todos os tubos endotraqueais da linha TapeGuard. Entre em contato com os nossos vendedores e confirme.